Os quatro pilares da Empresa Familiar

A empresa familiar é baseada no sonho, na vontade e no desejo de seu fundador; como todo sonho, o objetivo é torná-lo realidade e perpetuá-lo. Pensamos em como desenvolver o negócio, como sustentar a família e como motivá-la e trazê-la para dentro da empresa, pois o grande sonho do fundador é ver sua criação perdurar por várias gerações.

Existem quatro pilares importantes para o crescimento da empresa familiar, são eles:

  • Palavra e credibilidade: Quando se começa algo, palavra é a única ferramenta que o fundador possui como forma de garantia. É na palavra que se concentra toda a sua credibilidade. Então, é muito importante que as gerações seguintes levem isso adiante pois, desta forma, a mesma confiança que os clientes depositavam no fundador irão depositar em seus sucessores.
  • Perseverança: Persistir é um dos segredos para o sucesso. O fundador enfrentou diversas crises e problemas para consolidar a sua empresa, por isso é muito importante que os sucessores conheçam todo esse trajeto porque, além de saber a história da empresa e todas as dificuldades enfrentadas, irão dar mais valor ao negócio da família.
  • Liderança e Carisma: Esses dois pontos são as únicas coisas que o patrono não consegue transferir ao seu sucessor, porque a personalidade de cada um é formada de acordo com a sua trajetória de vida. Um exemplo claro disso é o empresário e apresentador Silvio Santos. Se ele conseguisse transmitir seu carisma e liderança, o SBT seria a maior emissora de televisão do planeta. Então, além do sucessor possuir capacidade para assumir a gestão, deve também carregar os valores que fazem parte da organização.
  • Cultura: A cultura da empresa é baseada naquilo que ele criou, é a essência e os valores do fundador; os três pilares acima serviram de apoio para a formação da cultura. É fundamental que o sucessor entenda e respeite essa cultura. É o sucessor que se adapta à empresa, jamais o contrário.

Esses são os quatro pilares de uma empresa familiar. Desde o início, quando se contrata os primeiros funcionários, até a terceira, quarta, quinta gerações, esses pilares devem ser mantidos como o alicerce para sua organização prosperar e se manter viva durante longos anos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *