Ricca & Associados

Institucional

Ricca & Associados - Desde 1990 perpetuando negócios e sonhos.

Quem somos

Ricca & Associados Consultoria e Treinamento, fundada em 1990, se tornou referência nacional junto às empresas familiares.

Entendemos que o primeiro passo para o sucesso de uma Empresa Familiar é a Preservação da Cultura e dos Valores criados pelo fundador.

Contando com sócios e colaboradores altamente capacitados, realiza programas de consultoria e treinamentos empresariais:

  • Desenvolvimento e Implantação de Programas de Profissionalização;
  • Programas de Governança Corporativa;
  • Preparação do Processo de Sucessão;
  • Programas de Treinamentos em Gestão Organizacional;
  • Conselho de Administração (Estatuto do Conselho e Acordo de Sócios);
  • Gestão de Pessoas;
  • Mapeamento e Melhoria de Processo;
  • Estabelecimento e acompanhamento de Indicadores Organizacionais.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento dos negócios de família, plano de sucessão e estratégias organizacionais.

Visão

Auxiliar na Perpetuação dos Negócios de Família.

Valores

  • Confiança;
  • Perseverança;
  • Compromisso;
  • Inovação;
  • Profissionalismo;
  • Respeito.

Estrutura Organizacional

“A família existe para servir a empresa, e não a empresa para servir a família.”
Peter Druker

Sócio – Diretor da Ricca & Associados Consultoria e Treinamento,sócio da Revista Empresa Familiar. Consultor especializado em Empresas Familiares. Certificado em Governança Corporativa pela SQS Suíça e Fundação Vanzolini. Idealizador e apresentador do programa Gestão Familiar (Vivo TV). PhD em Administração, professor de pós-graduação, autor de livros sobre o tema: Empresa Familiar.

Especializações: Governança Corporativa, Sucessão Familiar, Reestruturação Organizacional, Treinamentos Gerencias para sucessores (herdeiros), Desenvolvimento de Conselho de Administração e Acordo Societário.

Domingos Ricca

Sócio-diretor

Sócia Diretora da Ricca & Associados e da Revista Empresa Familiar, perfazendo mais de 20 anos de carreira na área de Gestão de Pessoas, com experiência acadêmica e em consultoria empresarial.

Co-responsável pela realização do Congresso Nacional de Empresas Familiares, articulista e membro do Conselho Editorial da Revista Empresa Familiar. Consultora especializada na estruturação e melhoria das políticas e práticas de Recursos Humanos, com atuação preponderante junto às organizações de natureza familiar.

Possui Mestrado em Desenvolvimento Local, professora de pós graduação, autora de livros sobre o tema: Gestão de Pessoas nas Empresas Familiares.Áreas de atuação: Programa de Qualificação de Sucessores; Cargos e Salários; estruturação e implantação de Programas de Qualificação Profissional e Gestão do Conhecimento Corporativo; Avaliação de Desempenho: desenvolvimento e estratégia de implantação; Assessment.

Sheila Madrid Saad

Sócia-diretora

  • Analista Andrea Rodrigues Alves

    Graduada em Administração de Empresas pela FMU, Pós Graduada em Gestão Estratégica em Negócios pela Mackenzie. Já atuou nas áreas de comercialização, estratégica, marketing e comunicação para as empresas tecnologia e reparo de serviços em geral; coordenava sua execução e auxiliava a diretoria e setores da empresa. Responsável na implementação e gestão do Marketing Digital da empresa nas redes sociais, além do site institucional e e-mail marketing (elaboração de conteúdo, pautas, cronograma, segmentação de posts).

  • Assistente Luciene Soares

    Profissional com experiência no segmento financeiro e serviços na gestão de contas a pagar. Elaboração de relatórios e planilhas de controle para prestação de conta ou suporte da diretoria. Experiência em cobrança, fluxo de caixa, boletos e duplicatas a vencer, responsável pelas baixas de pagamentos e conciliação bancária.

  • Consultora Silvia Rodrigues da Silva

    Graduada em Administração com MBA em Gestão de Projetos pela USP, Professora de Pós-Graduação.

    Consultora especializada em Processos, Marketing e Vendas. Foi gerente de desenvolvimento de negócios para América Latina, gerente nacional de vendas e de marketing da Unilever. Liderou diversos Projetos com foco em plano de implementação e reestruturação de esquipes de vendas no Brasil e América Latina, inovação de produtos e serviços, estudos de inteligência do mercado e desenvolvimento de equipes.

  • Consultora Lilian Keramidas

    Consultora Associada, Formada em Marketing pela ESPM – SP e em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero.
    Auditora líder em Gestão da Qualidade pela SGS – certificado reconhecido pelo IRCA (International Register of Certificated Auditors) – Inglaterra.
    Especialista em mapeamento de processos e implantação de Sistema de Gestão da Qualidade, além de Consultora em Planejamento Organizacional.

  • Equipe de Professores
  • Consultores Parceiros
Equipe de Advogados
  • Direito Trabalhista
  • Direito Societário
  • Direito Tributário

Nossa Filosofia

  1. Agimos sempre com muita seriedade e eficiência.
  2. Desenvolvemos consultorias e treinamentos eficazes que, no final, se convertem em ótimos resultados para os nossos parceiros.
  3. Temos um compromisso com a perpetuação dos negócios de família.
  4. Sucesso é o resultado da sabedoria e experiência do passado, do conhecimento e inovação do presente, e da ousadia para enfrentar os desafios do futuro.